Inema agenda audiências públicas para licenciamento da nova linha de transmissão na Bahia

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) marcou para os dias 18, 20 e 22 de agosto três audiências públicas nos municípios de Jussiape, Seabra e Ourolândia. Os encontros integram o processo de licenciamento ambiental da Linha de Transmissão 500 kV Ourolândia II – Jussiape, componente do Projeto Grande Sertão III, sob responsabilidade da empresa Grande Sertão III Transmissora de Energia S.A.
As reuniões têm como finalidade apresentar os estudos ambientais, esclarecer dúvidas sobre possíveis impactos da obra e recolher sugestões das comunidades diretamente afetadas. As contribuições serão anexadas ao parecer técnico que embasará a decisão do órgão ambiental.
O projeto encontra-se na etapa de solicitação da Licença Prévia (LP). Nessa fase, foram elaborados o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), documentos que avaliam os efeitos da implantação e indicam medidas para evitar, reduzir ou compensar eventuais danos.
Segundo o Inema, a futura linha de transmissão deve reforçar o Sistema Interligado Nacional (SIN), aumentando a segurança e a confiabilidade no abastecimento de energia elétrica da região.
Além das cidades que receberão as audiências, a obra envolve os municípios de Boninal, Mucugê, Piatã, Abaíra, Palmeiras, Iraquara, Mulungu do Morro, Souto Soares, Cafarnaum, Canarana, Morro do Chapéu, América Dourada, João Dourado e São Gabriel.
Os estudos completos podem ser consultados no site do Inema, na seção “Licenciamento > Audiências Públicas”, em www.inema.ba.gov.br.
Com informações de Ascom/Inema